Conselhos para a manutenção de Inverno

do seu corta-relvas VIKING

Manutenção do corta-relvas no Inverno

Como cuida do seu corta-relvas no Inverno? Para que se conserve em bom estado durante o frío de Inverno existem vários conselhos que deve ter em conta para que quando chegar a Primavera, e voltar a utilizá-lo, esteja em plena forma.

Sem restos de combustível no depósito
O depósito deve estar vazio durante a paragem Invernal porque os restos de combustível perdem a sua capacidade de ignição e, ao manterem-se no depósito podem causar problemas no arranque da Primavera. É recomendável que, após a última utilização, mantenha em funcionamento o corta-relvas até que o depósito se esvazie e o motor pare.

Controlo do estado do óleo
O estado do óleo também deve ser controlado antes da pausa de Inverno, porque a máquina deve encontrar-se sempre em perfeitas condições para o seu funcionamento. Se é necessária uma mudança de óleo, dirija-se ao seu distribuidor especializado. É importante utilizar sempre o óleo recomendado pelo fabricante.

A limpeza

Depois da última utilização, deve-se limpar a máquina. Os restos de relva que ficam agarrados à carcaça podem ser limpos com uma espátula de madeira ou de plástico. Não sucede o mesmo com a limpeza de restos nas saídas de refrigeração e na zona de escape, onde não existe perigo de incêndio. O corta-relvas deve ser limpo com escova e água. Adicionalmente podemos utilizar uma mangueira, para a limpeza.

* Precaução: Não dirija o jacto de água de alta pressão aos rolamentos, às juntas ou aos elementos que compõem o motor para que não se produzam danos na máquina. Para limpar a parte inferior da carcaça, incline para trás o corta-relvas, para que a vela fique elevada. Mas cuidado ao voltar a máquina com a intenção de limpá-la mais facilmente, porque pode entrar óleo no filtro de ar ou no escape e causar danos graves.

Últimas verificações
As lâminas devem estar intactas para a sua utilização na Primavera. Se existem gretas ou entalhes à vista, dirija-se a um distribuidor especializado para trocá-las. Como alternativa, é aconselhável que um especialista, como o seu distribuidor VIKING, desmonte a lâmina e afie. É conveniente que este processo de afiação da lâmina deva ser realizado cada 25 horas de trabalho para poder manter um óptimo rendimento de corte das lâminas.

Onde guardar até à Primavera
Uma vez verificado que a máquina está preparada para passar o Inverno, recomendamos-lhe que guarde o corta-relvas bem coberto, para que não acumule pó, num interior seco. A posição da máquina deve ser a normal. No caso dos corta-relvas a bateria, tenha especial atenção em deixar armazenados em lugares onde não existe risco de exposição a geadas

Não se esqueça:

  • Embora a máquina esteja temporáriamente fora de serviço, mantenha-a fora do alcance das crianças.
  • E lembre-se que o seu distribuidor especializado ajudar-lhe-á a manter o seu corta-relvas em perfeito estado para que quando chegue a próxima Primavera, encontre-o em boas condições de uso. Fará as revisões correspondentes, esclarecerá todas as suas dúvidas e coloca-lhe a máquina pronta a trabalhar.
  • VIKING_Newsletter_200x140

    Newsletter VIKING

    Nada melhor que subscrever a Newsletter VIKING para estar a par de todas as novidades, conselhos, truques, actividades relacionadas com o seu jardim.